Band of Brothers é uma minissérie de 2001, coproduzida por Tom Hanks e Steven Spielberg e exibida pelo canal HBO. A série é baseada no livro de mesmo nome escrito por Stephen Edward Ambrose e conta a história de um grupo de soldados dos Estados Unidos durante da Segunda Guerra Mundial.
A história é contada desde a preparação dos soldados nos EUA até a invasão da Normandia. Através do olhar dos soldados descobrimos e acompanhamos os passos da Easy Company (Companhia E) que fazia parte do 2ª Batalhão do 506º Regimento de Infantaria Paraquedista da 101ª Divisão Aerotransportadora dos EUA.
A reprodução dos acontecimentos e ambientações foi uma das mais bem-feitas até hoje; para isso não foi poupado recursos: a minissérie custou 125 milhões e sua finalização demorou nove meses; e nem esforços: foram usados mais de 10 mil atores figurantes, aproximadamente 700 armas autênticas e 400 armas de balas de borracha, mais de 14 mil caixas de munição em cada filmagem, um avião C-47 autêntico, o local onde foram construídos os cenários das cidades ocupava um espaço de nove campos de futebol americano, e os tanques usados nas filmagens foram restaurados. Tudo isso fez com que a série fosse a maior e mais cara produção para televisão, porém em 2010, essa posição passou a ser ocupada por The Pacific que contava a incursão norte-americana pelo Oceano Pacífico durante a Segunda Guerra e também foi coproduzida por Hanks e Spielberg.
Apesar do protagonista ser Richard Winters, em cada episódio a história é contada sob a ótica de uma personagem diferente. Além de contar a história através da atuação a série também traz o depoimento de soldados que realmente estiveram e lutaram na guerra.
Particularmente, foi uma das séries mais emocionantes que já assisti. O nono episódio (Why We Fight) é um dos mais chocantes ao mostrar quando o grupo encontra um campo de concentração nazista.
Tom e Steven conseguiram conquistar a crítica especializada e o público em geral, e a série conquistou seis Prêmios Emmy, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Minissérie, além de um prêmio do American Film Institute, do Prêmio Peabody e do Writers Guild Award.
Nenhum comentário:
Postar um comentário